- Ano: 2012
-
Fotografias:Andrew Pogue
O novo Teatro Topfer em ZACH, o teatro regional de Austin, foi concluído no segundo semestre de 2012. O escritório Andersson-Wise Architects projetou o edifício e seus espaços exteriores envolventes para definir uma imagem dramática e icônico para ZACH dentro do contexto da cidade e para criar um campus de artes cênicas que envolve seu local estratégico em Lady Bird Lake. O palco elevado do teatro, com sua proporção elegante e vertical, é visível do centro de Austin se a pessoa está se aproximando da Ponte Lamar Street de carro, ou a partir da Ponte Pfluger a pé. Um grande jardim com espécies nativas e caminhos de pedestres forma o primeiro plano do edifício, com o seu volume transparente mais baixo. A torre e o hall, no interior de uma paisagem idílica nativa, é a primeira coisa que se nota no novo campus ZACH.
A estrutura contemporânea e elegante é trabalhada a partir de uma paleta de refinados painéis revestidos de alumínio, cortinas de vidro e concreto. O íntimo e inclinado auditório com 427 lugares apresenta uma torre elevada, que gravita sobre o espaço da orquestra, com painéis de paredes acústicas móveis. Os espaços de auditório e hall de entrada são revestidos de painéis de compensado encerado. Nos espaços de lobby, os painéis sofrem uma transição para uma luminosa parede de gesso branco, que vai do lobby ao segundo pavimento.
Iniciativas de sustentabilidade para alcançar a certificação LEED Prata incluem elementos estratégicos de design que otimizam a luz natural sempre que necessário e minimizam o ganho de calor. A modelagem do edifício inteiro indica mais de 15 por cento de economia de energia acima do modelo compatível, sobre um código de linha de base. Além disso, foi prevista a captação de água da chuva para o jardim e filtros no local de escoamento de águas pluviais, maximizando o valor ecológico, preservando um ambiente de parque e estabelecendo um senso de conexão entre o novo edifício e o terreno.